06 janeiro 2011

Para se fazer em dias de chuva...



Durante as férias, sempre tem aqueles dias tediosos e de chuva. Mas tenho duas dicas para esses dias: cupcakes + livros.

Primeiro vou passar a receita dos tais cupcakes, que encontrei na revista Capricho um tempo atrás, quando a febre dos bolinhos individuais surgiu. Observação: a receita mostra a quantidade dos ingredientes em gramas, mas pra saber a equivalência em xícaras, colheres, etc. vocês podem ver nesse site, que é o que eu mais uso: Medidas equivalentes.

Cupcakes

Ingredientes para massa:
350g de farinha
220g de manteiga
400g de acúcar
4 ovos
240g de leite
6g de baunilha
15g de fermento
 Se você quiser fazer os bolinhos de chocolate, é só substituir a baunilha por chocolate em pó, não achocolatado. Acrescente 12g de chocolate.
 
Cobertura:
400g de leite condensado
25g de manteiga
6g de gelatina colorida sem sabor

Modo de fazer
Massa: bata a manteiga e o açucar até que fique homogêneo. Adicione os ovos e a baunilha e misture muito bem, depois adicione a farinha, o fermento e o leite até ficar bem misturado.  Coloque a massa nas forminhas. Deixe no forno até a massa ficar douradinha, depois retire e deixe esfriar.

Cobertura: você vai fazer como se fosse um brigadeiro. Misture a manteira, o leite condensado e a gelatina e leve ao fogo. Mexa até ficar consistente e começar a soltar do fundo da panela. Não deixe no fogo muito alto, pois a cobertura pode queimar.

 Quando os cupcakes e a cobertura estiverem frios, é a hora de decorar. Coloque a cobertura nos bolinhos, também pode se decorar com confeitos coloridos. 

O Livro

Agora, como prometido, vem o acompanhamento para os cupcakes: livros.
 A dica é "Desculpa se te chamo de amor" do italiano Federico Moccia. O livro conta a história de amor entre Niki, uma adolescente de 17 anos que está prestes a terminar o ensino médio e de Alessandro, aos 37 anos, que acabou de ser abandonado por sua noiva. Niki ajuda Alessandro a ver a vida de uma outra forma e, juntos, acabam enfrentando vários preconceitos.
 Terminei de ler esse livro há pouco tempo, e já havia lido "Três metros acima do céu" do mesmo autor, e que também recomendo. 

CRÉDITOS : @jee_ssica !

GOSTOU DO POST ? QUE TAL DAR UM RT ?


4 comentários:

  1. Amei o seu Blog! Estou ti seguindo :D

    ResponderExcluir
  2. Amr, adorei seu blog. Estou seguindo! Bgs bgs ;*

    ResponderExcluir
  3. Cupcakes + Livros = tudo o que preciso

    Amei seu post, aliás, seus posts e seu blog tbm, muito organizado e bonito.
    Parabéns
    Seguindo
    Bjo (:

    http://miasamarah.blogspot.com/

    ResponderExcluir